Capacitor Esférico

Voltar à página principal

Capacitores em Paralelo

             Capacitores em Série

        Os capacitores são elementos de um circuito elétrico que podem ser conectados uns aos outros, assim como a outros elementos tais como resistores e indutores. A seguir vamos estudar o efeito de se conectar vários capacitores em um circuito elétrico. A Fig. 1 (a-b) mostra três capacitores diferentes, com capacitâncias C1, C2 e C3.


Fig.1  - Capacitores em (a) série e (b) paralelo

        Se uma diferença de potencial for aplicada entre os pontos A e B do circuito (a) da Fig.1, aparecerão seis superfícies condutoras. Quando a voltagem é aplicada, a carga +q aparecerá na primeira placa, e consequentemente uma carga -q será induzida na outra placa do primeiro capacitor. Por conservação de carga, uma carga +q irá se formar na placa número 3, a qual induzirá em 4 uma carga -q. O mesmo ocorrerá com o terceiro capacitor. Como as placas 1 (+q) e 6 (-q) são condutoras, elas se constituem em um capacitor. Contudo, este não é um capacitor simples de placas paralelas, porque as placas podem ser diferentes e em entre elas existem outros elementos condutores.

        Quando os capacitores estão conectados, como no caso acima Fig.1(a), dizemos que eles estão em série. Neste caso podemos dizer que:
 

       Capacitores são ditos estarem conectados em série quando a diferença de potencial que lhes é aplicada é igual a soma da ddp entre os terminais de cada capacitor.

        Como vimos, a carga q em todos os três capacitores são iguais. Se estes capacitores têm capacitâncias diferentes, as seguintes relações são válidas;

                                         (20)

        A diferença de potencial nos terminais extremos dos três capacitores, isto é entre os pontos A e B, é igual a soma de V1, V2 e V3, como a seguir;

                              (21)

Da expressão acima podemos introduzir o conceito de capacitância equivalente, para o caso de capacitores em série;

                                                                       (22)

Podemos estender este conceito para um número N qualquer de capacitores em série;

                                                                                         (23)

        Da equação acima, podemos concluir que a capacitância equivalente C, para um circuito em série, é sempre menor do que a menor capacitância no circuito.

        A simulação abaixo mostra como determinar capacitores equivalentes em circuitos complexos, contendo vários tipos de associações de capacitores, em série e paralelo.

Fig. 2 - Determinação de capacitores equivalentes .


Voltar à página principal
Voltar ao início desta página
Electronic Address : kcmundim@unb.br
Last Updated: Aug/24/99
Copyright 1997: Kleber C. Mundim. All rights reserved.
Register No  169.766 - Biblioteca Nacional - Ministério da Cultura